domingo, 2 de novembro de 2014

O dia de quem não morreu

O dia de finados é dia de celebração eterna daqueles que já faleceram. É dia de celebrar o amor, e renovar os votos de amor àqueles que já se foram.
Os cristãos, desde o século 1º criaram o costume de visitar os túmulos de seus mortos e rezar por seus falecidos.
A partir do século 4º iniciou-se a celebração da missa em Memória dos Mortos. E depois do século 5º a Igreja Católica dedica um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e/ou dos quais ninguém se lembrava.*

Finados é data qual renovamos votos de amor incondicional.

Dia qual revivemos ainda mais intensamente o amor de alguém que se foi.
Finados é um dia que tradicionalmente, pessoas dirigem-se a jazigos e lamentam pela perda de um grande amor.
Sempre é muito importante lembrar-se de um grande amor e fazer da saudade abrigo de aproximação de quem gostaríamos que estivesse perto.
Mas deixo aqui pergunta que não encontrei em site de busca, em pesquisa ou ensinamento....

Ainda não descobri quando se celebra o amor perdido, aquele que se esvaiu, fugiu ou sumiu. Aquele amor latejante que habita pessoa viva que o carrega pra longe, e se mantém distante.

Aonde colocamos os túmulos daqueles que gelam nossos corações com um mar de amor? E se encontrarmos sítio para tal ação, o que escreveríamos em suas lápides?
"Aqui jaz parte da minha vida, da esperança, do meu ser"?
ou "Enterro aqui a parte mais bonita de minha vida"? ou "Que a dor desta perda possa mergulhar nesta profundidade qual enterro"?
Quais palavras escreveríamos para tal amor vivo que deve ser enterrado junto com a crença de que ele realmente existe? E de quantos outros objetos deveríamos por neste esquife para enterrar tal amor? Quantas fotos, cartas, perfumes, roupas, memórias deveríamos colocar lá?
Em qual dia, podemos nos ajoelhar frente a um amor enterrado, e só agradecer por ele ter existido, sem a dor e os cortes e cicatrizes que eles nos trouxeram?
Alguém, por favor, saberá dizer como se faz para enterrar este amor vivo? E alguém também me responda se é no dia de hoje que, por este amor, eu devo rezar?
Melhor ainda dizendo... alguém, por acaso, sabe como se faz para fazer este amor morrer?



*Fonte: arquidiocese-sp.org.br

Um comentário:

  1. Não sei como se faz prá que um grande amor morra. Muito provavelmente pq dentro da gente ele jamais morrerá - por isso é que é grande. Mas sei que homenagens virtuais podem ser como as palavras de uma lápide. E a cada visita, conforme o tempo passa, o R.I.P. torna-se mais perto do coração. Já dizia um amigo nosso: "o tempo faz mal a memória e bem ao coração". Incrível como as verdades verdadeiras permanecem. Portanto, diga adeus ao gosto amargo, ao desprezo, ao descaso, a decepção, aos desencontros sabendo que seu coração irá guardar somente alegrias inesperadas, confidências compartilhadas, sintonias fantásticas e todo o amor que fez vc se redescobrir. Entre tantas partidas e chegadas, somente o nosso mundo permanece.

    ResponderExcluir