quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sua opinião é muito importante para nós.



Quando alguém lhe dirige a palavra, saiba: sua opinião é importante.
Não importa o grau de intimidade de vocês, quando alguém se aproxima e extravasa seu íntimo, tudo que você disser deve ser considerado.
Apesar do "nosso mundo" ser exclusivo, e poucas pessoas terem permissão de ocupar este espaço, quando alguém precisa da nossa atenção, nem sempre aquilo que nos é (ou foi) verdade, cabe ao outro também.
Nosso mundo é feito com nossa experiência. Nossa experiência é exclusiva, porque tivemos relacionamentos interpessoais. 
Tudo que aconteceu em qualquer círculo íntimo conosco, seja amizade, familiar, amoroso, não é composto apenas de nossa atitude... Mas sim, da soma daqueles que estiveram naquele círculo: ou seja, a cada relacionamento vivido, haverá a responsabilidade da sua atitude, mais a do outro, tornando-se uma terceira atitude: o que vocês são quando juntos. 
Portanto, não haverá regra para comportamentos: o outro é com você, uma soma do que você é para com ele.
Não deixando de considerar caráter e idoneidade, claro. Porém, é preciso entender que nem todo comportamento será igual, sendo que todo comportamento será uma somatória.

Tantas e tantas vezes nossas experiências servem apenas para nós. Não nos cabe dizer o que dará certo, o que será certo, o que deve ser feito.

Se alguém se aproxima com alguma vontade de externar sua intimidade, é preciso ter tato e sensibilidade.
Qualquer razão do outro pode parecer estúpida, qualquer necessidade do outro pode parecer boba. 
Mas a verdade é que você não sabe. Você não sabe as angústias e problemas ao que o outro passa. Você não sabe a força e vontade que ele faz para superar obstáculos. Você não sabe a necessidade que ele tem de externar aquilo tudo.
Infelizmente, a nós, meros mortais, não foi dada a capacidade de poder resolver os problemas daqueles que nos procuram para contá-los. 
Porém, nos foi dado a capacidade de ouvir. E muitas vezes o que o outro precisa é de ouvidos, e não de opinião.

Ser gentil neste momento, vale muito mais que muita razão.
Ser quem escuta é ato de amor, doação. Doar seu tempo pode valer mais que muita moeda.
Doar seus ouvidos e sua compreensão, e doar palavras carinhosas, é mais caridade que muita campanha é capaz de fazer.

Tantas e tantas vezes somos ouvintes de momentos tão íntimos dos outros, e nem entendemos a importância disso tudo: amor se doa em tantos gestos diferenciados. Pode ser em abraço, podem ser palavras. 
Também pode ser no silêncio da cumplicidade (na sabedoria daquele que sua experiência não ameniza o sofrimento do outro).

Sua opinião é muito importante. Não se esqueça.
Um minuto de amor, cicatriza horas do valor contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário