sábado, 3 de maio de 2014

Entre cada ruga

Inúmeros momentos. Nestes muitos momentos, fases: umas gigantes, outras nem tanto.
Pode-se dizer que as maiores fases são aquelas em que ficamos tristes, já que o tempo insiste em se arrastar quando nosso coração pulsa em agonia. 
Independente de quanto valor dados a estes momentos variados (porque sim, somos nós os únicos responsáveis pelo proporção e exaltação do sentimento qual vivemos), qualquer que tenha sido a sensação vivida, ela nos deixa marcas.
Diria uma amigo querido, escritor, Klein: "O segredo não é estar tudo bem porque nunca estará TUDO bem. Assim como nunca estará TUDO ruim. 
É verdade Klein, assim como você, outros filósofos exaltam o quanto valorizamos os momentos tristes, e diria Nietzsche: "precisamos da tristeza para entender a alegria. Não aguentaríamos a condição de sermos felizes todo o tempo."

Eu não quero contradizer Nietzsche (quem sou eu, não é?), mas tenho cá minhas dúvidas sobre não poder ser feliz em tempo integral. 
Concordo com o balanceamento: os momentos não tão fáceis, valorizam os felizes. E a contabilidade disso nos mantém firmes em nossos propósitos, seja lá qual for. 
Como nunca TUDO estará ruim, porque não sorrir sempre que puder?

O sorriso é contagiante, alivia o stress, estimula o sistema imunológico, exercita de 5 a 53 músculos faciais*. Pode ser reconhecido à distancia, abre portas, ajuda em promoções de trabalho. Praticamente uma mágica.

Entendo a dificuldade de algumas pessoas, entendo mesmo. Entendo também que algumas 'fases' não permitem que nosso sorriso seja espontâneo, verdadeiro. Porém, conheço pessoas que fazem questão de exaltar a negatividade de tudo: para esses, sempre algo está errado, são pessoas que estão em eterno velório. Parecem que vivem o próprio enterro, o que, de fato, acaba acontecendo mesmo... elas morrem a cada dia, enaltecendo a tristezas e seus pesos, os infortúnios... e fazem questão de te carregar também.

Somos responsáveis pelo valor que damos a tudo. Não adianta culpar o mundo. O mundo acaba sendo individual. Nunca estará TUDO bem.
Mas sempre, sempre haverão coisas boas. Sempre haverá um motivo, uma razão, uma condição, que seja, para conseguirmos forças para um sorriso.

Algumas pessoas (em geral, as mulheres, mas não é um preocupação exclusivamente feminina) se preocupam com as rugas que carregam no rosto. Eu também não gostaria de envelhecer. Eu também tentarei protelar (de forma saudável) o envelhecimento da minha pele... mas das rugas, eu preciso dizer... de muitas, eu tenho orgulho. 
Aquelas rugazinhas logo ao final dos olhos, aquelas que aparecem quando a gente sorri: é dessas que me orgulho.
Ouvi, há uns 17 anos, de um amigo, a seguinte frase: "Eu gosto de mulheres com rugas nos olhos, isso é sinal que elas sorriem muito". Desde então, não me esqueci. 
Mas uma certeza: entre as nossas expressões, podem haver aquelas de momentos não agradáveis. Não tem jeito, tudo se reflete. 
Porém, entre cada ruga que temos, existe a CERTEZA, dos muitos sorrisos dados: perceba-as de outra forma: existem marcas de alegria estampadas em você. 

As fases tristes passarão. Permita que as fases felizes te marquem: no coração, na memória, e nas lindas rugas que se formam em seu sorriso. 







*fonte: Mundo Curioso http://www.mundocurioso.blog.br/
 Klein blog:http://lixomania.wordpress.com/(leitura mais que recomendada)



Nenhum comentário:

Postar um comentário