quinta-feira, 6 de março de 2014

Pingos nos is


Bom, vamos lá.
Esta leitura serve para você. De qualquer forma e em qualquer momento, servirá para você.

Leia com o coração e a mente abertos. Com o seguinte e velho ditado: se a carapuça servir....
Leve em consideração que a verdade dói. E ainda, a única pessoa que você, de fato, é capaz de modificar, é a você mesmo.

Premissa maior (e não é nada de minha autoria): Tudo que acontece com você é porque você permitiu. 
De um jeito ou de outro. As consequências dos fatos são anteriormente concessões de nossas atitudes. Logo, pare de achar um culpado. Encontre onde você errou. E evite errar novamente, ao menos, tente. Esqueça aquela história de quem erra duas vezes é burrice. Não é não. A gente tem a mania besta de acreditar que pessoas agirão de forma diferente. Mais uma vez: a culpa não é deles, é nossa. E errar duas, dez, trinta, quantas vezes forem, para realmente aprender, é sempre válido. Desde que a cicatriz não atrapalhe outras conquistas suas.

Segunda premissa: você não precisa encontrar o motivo da sua culpa. O que você precisa é encontrar o porquê do seu erro.

Terceira premissa: só existe culpa com sua própria permissão. Mais uma vez... qualquer apontamento exterior não é nada, se você não o engrandecer. Ao final do dia, a cabeça que você coloca no travesseiro é a mesma que você carrega pela vida. Minimize seus pensamentos.

Quarta premissa: não existe necessidade de ouvir mais críticas do que seus próprios monstros. Isole-se, se necessário. E faça atividades das quais você sente prazer, nem que seja forçosamente, a princípio. Em algum momento, seu corpo liberará endorfina, o que minimiza o efeito de qualquer outro hormônio que te perturbe. Obrigue-se, force-se a sentir prazer... isto também é um exercício.

Quinta premissa: já que o responsável por qualquer desventura em sua vida é você mesmo, pare de jogar motivos para o mundo ser pior. Toda contribuição é válida. Resmungue menos, reclame menos, chegue no horário, cumpra com seus compromissos e seja cordial. Nem sempre ter razão resolve o problema que te cerca, às vezes, você só precisa ser gentil e isso também pode ser treinado.

Por último, e não menos importante... como conselho mesmo: ouça as suas palavras, reveja seus conceitos, leia sua expressão corporal. Ouça mais, retruque menos. A maturidade tem esse itens. E é possível ser maduro com um corpo ainda jovem. Maturidade adquire-se com independência de ideias, porém com sabedoria de atitudes. 
Viva o mundo dos outros, coloque-se no lugar deles. As pessoas também se esforçam para estar do seu lado. Todo mundo é difícil de conviver o tempo todo. Ninguém é 100% em todos os quesitos. Pegue leve.

Aproveite as oportunidades para ser feliz (ás vezes, elas ficam escassas). E abuse de toda inspiração que tiver. Pro bom leitor, o i não precisa de pingo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário