sábado, 12 de outubro de 2013

Um mundo cheio de cor (dias das crianças)

Meu mundo colorido



Para falar em criança...  impossível não citar esta história...

Minha filha pergunta para mim se, as coisas podem voltar a ser como antes. 

Respondo que, dependendo do que for, sim... podem sim... por quê?
Ela: "- Será que, quando eu for adulta, o mundo será preto e branco?"
-Por que você está perguntando isso?
Ela: "- Porque antigamente, tudo era preto e branco. E eu gosto de cor..."

Quando entendi que ela fazia referência a fotos e filmes, expliquei a ela que, naquela época, não haviam recursos para capturar imagens com cor, por isso, todas as imagens antigas são em preto e branco.

Não satisfeita, ela quis ter certeza de que eram apenas as imagens, e não, "todo mundo" em preto e branco, como ela imaginava. Reforçou: "- Porque eu gosto do mundo com cor!"

Pois é, querida filha... neste dia que, comercialmente, é comemorado o dia das crianças, eu te digo: pode ser que sim, quando você for adulta, talvez o mundo mude de cor.

Este dia... onde deveríamos nos preocupar com quem fomos, quem somos, o que representamos para vocês, crianças de nossas vidas, e o que seremos juntos... 
Um dia que, nossas reflexões deveriam ser sobre quem vocês, nossas crianças, serão... qual valores lhes damos, o que lhes oferecemos... ao contrário, estamos preocupados em oferecer os presentes que um mundo "preto e branco" faz questão que vocês queiram.
Neste dia, temos mais um dia em preto e branco, como os outros do nosso mundo adulto.
Nos contorcemos, com uma matemática de salário X as contas do mês + um possível presente, para agradarmos com o que, este mundo aí, nosso mundo adulto, oferece.
Nosso mundo corrompido, que nos sufoca tentando nos convencer sobre qual a nossa próxima necessidade. 


E então, vêm vocês, anjos encarnados, com suas inocências e almas límpidas, nos trazer tudo que precisamos: amor. Amor absoluto e pleno.

E nós, adultos em preto e branco, nos contagiamos com suas alegrias, e simplicidade.
Porque, querida filha, se existe uma forma de tudo ser melhor, é estando ao lado de uma criança e fazendo parte de "seu mundo".
Um mundo onde tudo pode ser explorado, tudo pode ser vivido. Mundo onde, algumas coisas não têm sentido, mas que também, não têm importância... o que importa é ser feliz, estar bem, protegidos e ao lado de quem amamos.
Nós adultos sabemos como é, porque já estivemos lá.
Um mundo que contagia todo o restante com sua COR.

Desejo a você, meu amor, que seu mundo seja sempre repleto de cor. Porque o mundo sempre será o que VOCÊ FOR.


Feliz (verdadeiro) dia das crianças.




2 comentários:

  1. Uma vez eu comentava com a Júlia: vc lembra disso? vc lembra daquilo? E ela respondia: não! tb não!
    Então acabei concluindo... podemos ser importantes prá elas, mas elas COM CERTEZA modificaram nossas vidas. Assim como nós modificamos as dos nossos pais, tios e avós... feliz dia das crianças - prá sempre...

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo: hj no almoço, o Pedro: "mãe, quem foi o ancestral da gente?" e eu maravilhada pelo interesse dele em evolução: "foi um tipo de bactéria, filho que originou..." e no final de muita explicação falei: por isso que o papai do céu diz que somos todos irmãos. A ciência mostra que nós seres vivos viemos do mesmo ancestral, portanto, todos nós que estamos vivos, somos irmãos. Os olhinhos dele se arregalaram, mas pode ter certeza q essa foi a primeira vez que eu pensei nisso DESSA FORMA. Acho que isso que é ver com os olhos das crianças né?? bjo.

    ResponderExcluir