segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O que é?

Fiquei pensando no que é ser mau. 
E tentando cá com meus poucos botões entender o que faz alguém mau e o que é ser bom.

Cheguei na conclusão que todos somos, no mínimo, um pouco de tudo. De tudo aquilo que sentimos por não sermos celestiais: por termos carne, osso e sentimento.

Tentei classificar os tipos de maldades, apenas na forma que são sentidas, porque ações más, essas são quase impossíveis de se classificar.
Não seriam o ciúme, vaidade, inveja, raiva, possessão... sentimentos maus? E todos nós não somos passivos de senti-los? Isso nos torna pessoas más?
E as nossas boas ações? Elas anulam os nossos não tão bons sentimentos?
Como seríamos classificados?

Tudo depende, não é mesmo? Depende de quem nos vê e não necessariamente de transferência de experiência, mas da experiência que fizemos o outro sentir em nós.

Todos nós já fizemos mal a alguém, em algum momento, propositalmente ou não. Mas já fizemos alguém doer, chorar, sofrer, magoar ou qualquer outra coisa que tirasse seu sossego ou sono.
Da mesma forma que já nos foi feito tudo isso e não foram pessoas essencialmente más. Foram atitudes controversas à nossa vontade apenas, que nos fizeram mal. E só.

Imaginei, como boa resposta, que a diferença entre as boas pessoas e as más, está na escolha. Está na chance... naquele momento que temos a chance real de fazer uma maldade... seja em palavra, ação ou pensamento e optamos por não fazer.

Optamos por não fazer porque a melhor ação nos fará deitar em paz, cabeça com pensamentos amenos e sentimento brando. 
E isso tudo, pode não ser porque somos bons ou praticamos o bem, mas sim, porque somos tão maus a ponto de só querermos nos sentir bem.

Será?





Nenhum comentário:

Postar um comentário