terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O que falta


É… minha gente… ainda está faltando muita coisa.
Está faltando muita coisa pra este planeta ser bom.
Está faltando muita atitude, de nossa parte mesmo, para ser um lugar bom de se viver integralmente.

Está faltando olhar para o lado e perceber no outro a necessidade que ele têm. Às vezes, para aquele que está ali perto de você, só falta um segundo para tudo se resolver. Somente um segundo pode ser tudo que ele precise. E ele terá, se você abrir espaço pra ele passar. 

Está todo mundo cheio de pressa. Isso é verdade? Será que temos tanta pressa assim? Pressa de quê quando se está preso no trânsito, por exemplo? O que melhora quando se xinga, esbraveja, faz gestos, balança pernas e mãos, quando não se pode ir a lugar algum? E onde melhora sua vida e se resolvem todos seus problemas, quando se fecha a passagem de alguém que espera por um espaço pra entrar na sua via? Ainda não sei dizer.

Está faltando gentileza. Está faltando caridade.
E olhe que caridade não precisa ser, necessariamente, levando cesta básica pra instituição, não…(claro que esta também é necessária). Mas falta a caridade de parar um pouco sua vida, olhar para quem está ao redor e entender que este precisa um pouco de você. Pode ser um segundo, pode ser um sorriso, pode ser um ouvido. Pode ser que o outro só precise ser notado, ouvido… quem sabe, não seja você quem tem a frase certa pra lhe passar?

Faltam ‘bom dias’. No elevador, na calçada, na recepção, no escritório, na farmácia, no hospital. Aonde já se viu, alguém enfiar um palito na sua garganta sem ter a coragem de te olhar nos olhos primeiro, pra saber verdadeiramente como você está?

Falta coragem… ohhhhh… essa falta muita. Falta coragem em dizer a verdade, em ser claro, em expor os medos. 
Tem muita coragem falsa através de tela de computador, gritando verdades e excrementos para o mundo, pedindo para ser interpretada por uma carapuça. 

Falta amor como falta água doce.
As pessoas usam, jogam fora, deixam vazar, desperdiçam… e depois reclamam quando ficam solitárias envoltas no que restou de sentimento impuro.

Falta magia, falta encanto… enquanto as notícias sobre guerra, morte, desastre e desgraças ganham audiência… estratégia de quem precisa ver o sofrimento alheio para banalizar o próprio.

Falta educação em tudo… no pedestres, motoristas, no transporte, na escola, na academia... Nos líderes e nos liderados. Falta educação em todo lugar.
Faltam boas maneiras… e não precisa se chegar ao nível de saber qual talher se usa com o quê, não é essa etiqueta que falta. Falta, simplesmente, entender que o mundo é feito por toda essa gente junta e que se o outro se dar mal, não te faz bem ou melhor, porque somos um conjunto. 

Falta carinho, admiração, simplicidade, honestidade, conduta, idoneidade, sossego, paixão e aventura.
Está faltando tudo que faz um ser humano melhor e mais feliz. 


Falta acreditar que a vida é muito mais que o próprio umbigo e que juntos, seríamos pessoas melhores, porque podemos nos apoiar, crescer, lutar e sermos mais fortes em conjunto.

O que falta no mundo é humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário