quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O peso da responsabilidade



Aí, de repente, você é adulto e dono do seu nariz.
A vida exige que você escolha, decida e defina.
Nada acontece em avalanche. Cada qual em seu tempo, mas em algum momento, você percebe que carrega muitas responsabilidades e não pode dividi-las com alguém.
Ser saudoso do momento no qual sua única preocupação seria ser aprovado na escola, traz nostalgias como se, naqueles momentos, a sua obrigação não tivesse o peso que teve.
Tudo depois que passa é bem leve, mas a verdade é que, em algum momento, ser dono do próprio nariz demanda compromissos com o mundo, e quando você se dá conta, pode ser que seja demais.
Ser responsável com sua vida é dedicar-se a ela integralmente, não permitindo que o confortável seja superior ao correto.
Algumas decisões são difíceis e o peso delas, exige mais de nós do que gostaríamos de doar.
Alguns "nãos" devem ser ditos, e aprender a dizer não é bem mais difícil do que aceitar a tudo.
Como repreender um filho, por exemplo, quando a correção requer medidas que doem mais nos pais do que nos filhos em si. Eles esquecerão a magoa, e serão educados. Os pais, ficam com o peso de pensar que devem ser aceitos em tempo integral: pelos filhos e pela sociedade (sempre tem alguém para dar pitaco no que acontece na casa do outro).
Ou quando se desfaz de um relacionamento por ser quem doa mais e recebe menos. É dizer não para quem se gosta, mas dizer 'sim' para o que se quer. 
Ou, ao contrário, dizer não para quem gosta de você, porque você é incapaz de doar-se em igual valor.
Como cumprir as medidas exigidas na empresa que se trabalha, para que o ambiente continue seguro, com excelência no serviço que presta.
Como recusar um prato delicioso em prol de uma dieta saudável, pela saúde precisar de reparos.
Como declinar a convites onde exigiriam um dinheiro que não se tem, uma disponibilidade que não se tem ou qualquer momento que demande que você se desgaste apenas para agradar alguém.
A responsabilidade em dizer não, de forma coerente, medida, é forma mais concreta de auto conhecimento e segurança de seus deveres versus direitos.
Ser responsável em suas atitudes pode fazer de você 'persona non grata', quando o lado que é negado, tem algum melindre ou falta de informação.
Ser dono das suas verdades e usufrui-las com respeito a um todo, começando por você, pode até parecer pesado, mas algum momento futuro mostrará o quão certo você esteve quando em qualquer momento, respeitou as leis das quais fariam você pessoa melhor.
E estar bem consigo faz com que qualquer peso passe a ser 'carregável'. Nem que seja em muitas viagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário