segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A parte ruim da solidão.


Descobri há algum tempo que ser só e feliz, é possível.

Aliás, descobri muito mais e já citei isso, inclusive: entendi que é na solidão que descobrimos quem somos e na solidão combatemos nossos monstros.
Nela, somente nela, é possível se perder e se encontrar, sem poder julgar de quem é o erro, sem ter quem culpar.

A solidão prova para você quem você é e te põe à prova. E é nos seus dias só que você percebe o quanto os outros  precisam ser tolerantes com você, afinal, na solidão você é obrigado a se enxergar na íntegra e não consegue escapar dos seus sentimentos mais verdadeiros.

A solidão é excelente em muitos âmbitos, a ponto de entendermos muitos por quês. Porque na solidão ninguém nos cobra, não existem máscaras, nem regras, nem convenções... ou esteriótipos e modelos. Não existe um padrão a ser seguido. Ela é sua e você é dela, simples assim. E esse casamento deve ser delicioso, afinal, a responsabilidade é toda sua... senão essa relação pode ruir. E será a sua parte que desabará.

Mas, novamente, tenho o tempo como meu professor e ele, junto com a solidão, me ensinaram outra coisa (que eu confesso, já desconfiava, porque nada é perfeito) e entristeci: Descobri que é horrível estar doente e só. Ainda mais com dores físicas.
Das tristezas que a solidão já me impôs, de todas que eu já vivenciei, até hoje, me reergui: achava que a solidão não me venceria visto que nela me descobri, conheci minha capacidade e me reconstruí.
Mas com dor e só, eu me permiti ficar triste.

Não só porque a vida não para e minhas responsabilidades estão todas aí para serem feitas, não só porque não tenho quem substitua meu cotidiano, principalmente ao que diz respeito aos meus filhos e lar.

É porque neste tipo de solidão reforcei o que já sabia: não nascemos para ficar sós. Acredito que ninguém nasceu. Em algum momento precisamos de alguém para cuidar da gente.

E mais: descobri que chamego, carinho e cafuné são mais potentes do que qualquer analgésico existente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário