sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Um imbecil

Não tem jeito.
Nós sempre conheceremos um imbecil.
E se você acha que essa crônica começa de forma grosseira é porque não sabe o significado literal (não psicológico) da palavra imbecil.
Enfim, a matemática é simples e a verdade é cruel: eu e você, e o resto do mundo, sempre conheceremos um imbecil.

Infelizmente, precisamos topar com alguns seres que não sabem o que fazer da vida e a partir dessa premissa decidem estragar a sua. 
Não por maldade. Por imbecilidade pura.
Porque um imbecil chega e desordena a sua paz. Já que a paz dele próprio não tem ordem.
Um imbecil não necessariamente é uma pessoa de mau caráter. Mas, por ser pobre de espírito, esse imbecil faz o caráter ruim parecer ser o seu.

Um imbecil pode falar bem, provavelmente falará. Ele te convence, num começo, que é uma boa pessoa, de boa índole. Ele tem razões, tem princípios. Mas é só qualquer coisa ficar desconfortável que o tal imbecil corre, dá uma escapadela e olha lá detrás de qualquer coisa que estiver se escondendo e aponta o dedo, como uma criança mimada: “não fui eu, foi ele!”

Um imbecil te convence de que você não está certo, ou de que foi você quem errou. Ele tem desculpa pra qualquer deslize, qualquer equívoco, mas a culpa nunca é dele: foi sempre o universo que conspirou contra, quando não foi só você mesmo quem não ajudou.

Um imbecil é aquele ser que tira sua paz, mesmo quando você está sossegado em um canto, querendo não arrumar briga. Ele sugestiona, incute, provoca. 
Instiga um comportamento que não é natural seu e ao final declama: “você quem quis assim”.

Um imbecil trapaceia na vida. Ele não sabe que mente, não sabe que engana, não  sabe que ludibria. Ele entra em nossas vidas, faz um estardalhaço danado, e sai de fininho, na ponta dos pés: não olha para trás, não se arrepende, nem pede desculpas.

Um imbecil pode não ser um mau caráter, mas é sempre um covarde de primeira linha. 

E infelizmente, eu, você e quem mais estiver vivo, sempre encontrará um por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário