quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Despertar


... e que renascer seja trabalho que você faça todos os dias... todas as vezes que despertar:
porque, veja bem, você já sabe... despertar vai muito além do que um simples abrir de olhos.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Desnudar a alma



"Eu penso que posso (e devo) ser verdadeira, em qualquer ambiente que estiver. Seja em casa, trabalho ou em rede social. Afinal, estou ao lado de pessoas que EU considero especiais. E por ter visto nestas pessoas algo especial (seja carinho, alma límpida, clareza, afinidade ou o que for) e por respeitar cada um da forma que é, me dou ao direito de ser quem sou.
Se o outro não pensar da mesma maneira... Paciência... Não somos iguais... E a tendência é que eu esteja mais perto de quem for mais similar. Mesmo que seja apenas em rede social (meio eletrônico, mas ainda uma sociedade).
Nem sempre minhas palavras serão o que passo no momento. Podem ser devaneios ou pensamentos compartilhados de assuntos alheios... Mas sempre serão minhas palavras... Minha opinião... Pelo menos, naquele momento... (tudo muda, não? Ainda bem... Temos o dom de aprender...)

Diferente de alguns, eu penso que posso sim "desnudar minha alma" em rede social. Porque sou responsável pelo que sinto, pelo que vejo, pela forma como percebo e entendo as coisas e pelo que falo. Principalmente ao que ME diz respeito.
Se eu achar pertinente que uma rede de amigos inteira saiba que eu esteja triste ou feliz... Assim eu farei.
Porque não vivo escondida em minhas sombras, nem deixo meus medos me dominarem.
Sou livre. Em pensamento e alma. E, graças a Deus, em coração também.
Estou liberta de muitos preconceitos e julgamentos que a natureza, a vida e o universo se incumbiram de me ensinar.
Se for para desnudar a alma, o coração, até mesmo meu corpo, será para quem EU quiser. E eu cuido das responsabilidades da minha ação. Porque eu não serei nada além de verdadeira.
Verdade qual, já aprendi a entender também, muitos não conseguem conviver.
Por mim, está tudo bem. Você cuida do seu e eu do meu.
E que assim seja." 

domingo, 26 de janeiro de 2014

Alma dividida


Afinidades existem entre pessoas, por mais distintas que sejam suas formações. Existem pessoas que são uma extensão da gente, e quando estas pessoas se encontram, coisas incríveis acontecem.
O universo por si, dá sempre um "jeitinho" de fazer com que almas afins se encontrem... mas no nosso caso, Graças a toda a perfeição do próprio Universo, nascemos da mesma barriga. Do mesmo pai, da mesma mãe... e pudemos compartilhar mais do simples encontros...
Nossa afinidade é tamanha, que não acredito que nossas almas sejam apenas afins.
Acredito que nossa alma é uma só e foi dividida em duas partes. A parte mais sábia, mais sensata, mais espiritualizada ficou com você. E mais agitada, despirocada, maluquinha... ficou pra mim!
E essa alma única que formamos, fica sendo lógica  porque em você me completo, me enlevo, encontro ar, sabedoria, solidez, apoio... ou seja... em você, encontro muitas vezes, o que falta em mim.
É tão verdade nossa alma dividida que tantas são as vezes que te sinto, mesmo quando estamos longe.
Mesmo do outro lado do oceano, posso sentir o seu 'estado de espírito' e compartilho o seu sentimento.
Você é tanto em mim que quando ficou doente, eu confesso... chorei... chorei muito, muitas vezes. Mas não chorei porque você era vítima ou porque não seria forte suficiente para vencer o câncer. Chorei com medo dessa doença idiota te tirar de mim. Egoistamente e publicamente confesso: chorei com pena de mim. Porque se você morresse, parte de mim também iria embora. E isso... eu não saberia enfrentar.

Quero que você saiba que por você, eu daria tudo. Daria um pedaço de mim. Teria te dado minha mama, se fosse possível transplantar e te curar logo. Eu não preciso de um seio, eu preciso de você.
Por você eu teria feito as quimioterapias, teria passado pelos enjoos e teria ficado careca (o que, aliás, era o planejado por mim, pelo Luciano e pelo Pe, mas o nos foi vetada a vontade, sendo informado que, psicologicamente, você se sentiria mais agredida com nossa imagem sem cabelos do que com a sua própria).
Por você eu cruzo um continente a pé, um oceano a nado.

Quem eu estou enganando????
Não é por você que eu faria de tudo. É por mim. 
Porque em você eu me encontro.

Obrigada por ser tão tudo que eu preciso para continuar a viver.
Te amo desde que me lembro. Menina linda, dos olhos expressivos.
Feliz dia da Marceli. 
Desejo que o Universo seja sempre gentil com você porque você merece.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

É no silêncio que você descobre...


De repente, você percebe... Você não é mais a mesma pessoa que já foi.
O mundo te modificou e você permitiu.
Permitiu que algumas felicidades te moldassem, da mesma forma que as desilusões fizeram.
Você não é mais jovem. E nem gostaria de ser. Mas gostaria de ter um corpo jovem.
Você enxerga ao mundo com menos tolerância para a violência, para a ignorância e fica cada vez mais indignado.
Fica indignado por não poder mudar um propósito do mundo que você jurava não fazer parte. Mas pode ser que faça. E no seu íntimo, você sabe, se calar é uma forma de permitir que o mundo te corrompa.
Você entristece com menos facilidade, mas também permite que menos pessoas entrem no seu círculo. E cada dia mais também percebe: seu círculo está menor. Muita gente que estava nele, você excluiu ou se auto-excluiu.
Você passa a dar valor a coisas que, um dia, você nem se importou. As aventuras na praia, barraca, saco de dormir, por exemplo, não são escolha em vista do seu colchão, travesseiros limpos e sua ducha quente.
A sua casa, que na sua juventude já foi motivo de felicidade poder estar longe dela, em algum momento, vira o refúgio mais seguro do mundo, onde você pode ser completamente seu e que você passa a, simplesmente, maravilhar seu conteúdo (independente de quanto conforto material você tenha).
Você vê o transito de outra forma, dirige com mais calma, com muito menos euforia. Você aprende a dar passagem e começa a se lamentar o porquê outros não o fazem.
Você olha para seu lixo sabendo que você não o "joga fora", simplesmente o remove de lugar. E passa a cuidar até do que se desfaz também.
Você descobre que 'esperar' e 'aguardar' tem significados completamente distintos. E aguarda apenas o que te faz bem. O resto, é resto... E este, você se desfaz com prazer.

Você descobre que a morte, não está tão longe, não é tão inevitável. Percebe que é uma realidade e passa a não mais temê-la, mas sim, a admirá-la. E modifica sua forma de viver porque é tudo que tem a acontecer antes da sua própria morte chegar.
Você, em algum tempo, descobriu que precisa de mais músicas, mais livros. E aprende a adorar o silêncio.
Descobre que, no silêncio, é onde você encontra a única pessoa que você realmente é capaz de mudar. Que você tem que cuidar, com tamanha propriedade, para que o silêncio não vire um turbilhão de vozes a te enlouquecer.
E quando no silêncio, você consegue suspirar longamente e sorrir: eis aí! Você aprendeu a se amar.

domingo, 19 de janeiro de 2014

À todos os 37 que eu repetiria



Bom... E  chega uma nova idade...
E eu me dei conta... Não sou mais uma menina nova. Não tenho mais como ser jovem fisicamente.  Não tenho como voltar para trás.
Já tenho 38 vezes 365 dias em meu curriculum. Um total de 13.870 dias, aproximadamente. Mais de 332 mil horas que não voltarão.
Essa observação não é um lamento. Mas, de repente, pensando em meu aniversário, me dei conta de que não tenho como ficar mais nova, e pensando melhor, nem sei se eu gostaria disso.

Algumas destas quase 333 mil horas, eu confesso, não gostaria de que se repetissem... Não pelo mundo em si, mas pelas dores que senti em alguns momentos. Não gostaria que se repetissem, nem desejo a ninguém que sintam como eu já me senti. Algumas dores, eu acredito, não precisavam passar por nós... Mas alguém me convenceu que a lei é: ou no amor, ou na dor... Na boa, gente... Pra mim, é lorota. Dá muito bem para gente aprender só no amor, mas o mundo é inevitável, as pessoas pensam de formas diferentes...  E a dor existe, não tem jeito. O que não dá mesmo é pra viver em uma redoma, alheio a tudo, protegido de todo mal, porque quem se isola não vive nem um e nem outro (nem o bem, nem o mal).

E por falar nisso, algumas outras mil horas eu desejaria sim que se repetissem. Algumas, se fosse possível, eu teria apertado o "repeat", e teria ficado lá até minha exaustão.
Tantas horas eu sorri... Tantas! Ao lado de tantas pessoas especiais.
Já pude amar, fui amada. Tive meus filhos, meu trabalho que tanto amo...  Vivi voos espetaculares, com colegas pra lá de especiais. Aprendi tanto, voei tanto, gargalhei tanto, dancei tanto!!! Minha nossa! Que delicia relembrar!

E nesse momento de retrospectiva, percebo que um medo meu,  o de enrijecer... Não é possível, não irá existir...
O que acontece é que depois de tanta coisa já vivida, você já fica esperto com algumas situações e se esquiva delas. Quem não entender é só porque não a viveu.
Diria alguém: isso é ficar velhaco... Pode ser, mas velhaco ou não, esquivar-se de chateação é muito diferente de enrijecimento.
Quando se enrijece, se esconde, camufla. Os lábios arqueiam para baixo, o semblante enruga, a pele anuncia... o olhar também.

E apesar dos tropeções, dos tsunamis que já vivi, definitivamente, quem eu vejo no espelho não é essa descrição aí. Posso até estar menos tolerante, mas não! Não estou disposta nem a viver sozinha, muito menos, amargurada, porque essa eu não sou!

E no balanço geral: eu vejo: caramba! Dos trinta e oito, eu tiraria apenas um (somando momentos separados) porque foi tudo mais que sensacional.
Obrigada a cada um que fez parte dos 37 que eu repetiria com maior prazer!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

domingo, 12 de janeiro de 2014

Suas ações


Execute suas belas palavras, elas se tornam mais bonitas em ações.

Mergulhador


Quem mergulha no amor, sofre em viver amor raso.

Essência


Seus olhos enxergam no mundo o reflexo de sua própria essência.

Quero tudo de um amor.




Quero tudo que um amor traz.

Quero vento que despenteia, sorriso que o escuro clareia.
Música que faz voar... que transporta para outro lugar.
Abraço de aconchego, de ninho, que acolhe.. Abraço que protege, escolhe, recolhe.
Mãos que acariciam, que encontram. Mãos que tateiam, que puxam, que afagam.
Quero beijo quente, demorado, com afeto. Beijo molhado, nem um pouco secreto.
Olhar com admiração, com ternura. Olhar de descoberta, que encoberta... Quero leitura.
Suspiro de alma completa. Suspiro de quem foi descoberta.
Quero lágrima de felicidade. Quero sexo com muita vontade.
Sorrisos e muitas flores. Surpresas com muitos sabores.
Quero ouvidos e histórias. Viagens e memórias.

Quero tudo.
Quero tudo de bom.
Quero tudo que o amor pode me dar.

O melhor lugar


O melhor lugar que já estive em todo o mundo, foi em seu colo.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Palavras ou atitudes?


Não existe 'TUDO OU NADA'
Isso é coisa de jogador.
Quem vive, com inteligência, e tira o mínimo proveito de sua existência, não joga.
Quem vive, pensa, sente.
Todos nós somos dotados de instintos e talvez nossa maior falha seja não dar valor ao que é nosso, inato.
Nossos instintos, nos conduzem por caminhos certos, talvez pela grandiosidade do coração, da potência que este tem.
Todos, sem exceção, querem reciprocidade.
Quer dinheiro? Trabalhe
Quer conhecimento? Estude
Quer amor? Conquiste
De graça, só caridade... Que apesar de ser linda e engrandecer o espirito, não paga suas contas.
O NADA nesta situação, surge quando você se cansa.... Quando cansa de investir, de não receber, de perder saúde, de correr atrás...
Todas as pessoas tem princípios e limites, e simplesmente, desabam, ignoram, viram as costas quando algo lhes deixa de prover o mínimo necessário para continuar.
Livros contem palavras.
Pessoas, atitudes.
Se eu quisesse só ter conhecimento, leria a Barsa.
Mas diferente disso, eu quero é viver, com reciprocidade.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Desejos de um novo ano



EU DESEJO QUE SEU DESEJO SEJA:
- de um ano cheio de conquistas e que suas conquistas sejam nada menos que alcançáveis ou realizáveis, e ainda que você tenha alvos para conquistar;
- seus sonhos se tornem realidade, e que você busque incessantemente realizá-los, desde que você não menospreze os que já tem ou aos que te impulsionam;
- que, o que não puder ser teu, e porventura, apenas passar por tua vida, te faça suspirar... porque quando há suspiros há boa lembrança... (e não conheço saudade de nada ruim);
- que em seu trabalho haja divisão de tarefas, união entre colegas, altruísmo e boa vontade, e que você resista a vontade de nada fazer, mesmo quando alguém puder fazer por você;
- que em sua família não falte um abraço caloroso de retorno, um beijo doce de saudade, um olhar de gratidão por você existir;
- que seu coração pulse por alguém, e que este alguém esteja repleto de carinho e admiração por você também, e se assim não for, que você saiba a hora de deixar partir...;
-que exista administração dos seus bens e que você não precise passar pelo sufoco de gastar mais do que possui;
- que em suas orações você possa se conectar com Deus (que não sejam automáticas)
 e ainda, você saiba pedir o que realmente deseja...e mais, aprenda a pedir perdão pelos seus erros;
- que você saiba perdoar, mesmo àqueles que já mentiram olhando em seus olhos, mesmo àqueles que te convenceram e depois desistiram...
- que você saiba (e tente) não julgar, para que a vida não lhe dê em retorno o que você não consegue entender em alguém;

- que saúde seja mais importante do que os impulsos de fazer mal a si;
- e que você tenha muitos, muitos motivos para sorrir... que sua força não se esvaia quando a dor for grande, e que sua alegria e amor a si, sejam maiores que qualquer adversidade da vida, já que o IMPORTANTE é sorrir... nem que seja de você mesmo... Mariani Lazari